terça-feira, 13 de março de 2018

SABÃO LONDRES. MADE IN CAMOCIM

Anúncio do "Sabão Londres" no jornal A Lucta. Sobral-CE. 1920. Edição 314, p.2.


Em postagem de 03 de outubro de 2013, já havíamos falado do Sabão Londres como um produto da fábrica de Sabão Stella, ou SABOARIA STELLA,que havia em Camocim, de propriedade do italiano João Baptista Gizzi. A referida fábrica funcionava na Rua 24 de maio, onde hoje está instalada a Farmácia São Paulo e se estendia até onde fica o Mercantil do Nilo, mais ou menos.
Hoje, trazemos o anúncio do referido sabão, publicado no jornal sobralense A Lucta, no ano de 1920. Além do anúncio, um texto abaixo, como se fosse um diálogo entre dois coronéis compadres, no qual um exalta o tal sabão Londres "que é mesmo um sabonete, e tanto serve para uma cousa, como para outra"
O texto ainda destaca o empreendimento como um marco no comércio local, produzindo sabões de qualidade e superior aos vindos de fora. 
Ao se despedir, um dos compadres ressalta que: "falta meia hora para o almoço e vou comprar um sabão 'LONDRES' e vou tomar um belo banho e dizer em casa que experimente o sabão 'MAGESTADE', porque o sabão 'Stella' já conhecemos de perto, é uma beleza. olha compadre, está discotido (sic) que devemos  mesmo só gastar as marcas de sabão da 'SABOARIA STELLA'. Fabricado por GIZZI & CIA", em Camocim.
Por outro lado, o fato do anúncio trazer no seu topo um apelo às "Senhoritas Sobralenses", pressupõe-se de que este produto parecia ser mais elaborado, próprio para o uso feminino, vendido em tablets e ser o "sabão da moda".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário