quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

RELIGIOSOS DE CAMOCIM. MONSENHOR INÁCIO NOGUEIRA MAGALHÃES

Monsenhor Inácio beijando a mão do Papa João Paulo II. Acervo: Francisco Olivar (Vavá).

Hoje completam 35 anos de morte daquele que por mais de quarenta anos conduziu a Paróquia de Bom Jesus dos Navegantes. No ano em que a Igreja Matriz de Bom Jesus dos Navegantes completou 100 anos, quase metade dessa história é tributada ao Monsenhor Inácio Nogueira Magalhães, cujos restos mortais se encontram sepultados no referido templo católico. Por mais de uma vez, enfocamos a figura de Monsenhor Inácio neste blog, seja referenciando sua rigorosidade nos rituais da igreja ou sua sabedoria como professor.
Natural do município de Granja-CE, nascido em 31 de julho de 1910, era filho de José Silvestre Magalhães e Etelvina Nogueira Magalhães. Ordenado padre aos 23 anos de idade, chega em Camocim para sua missão pastoral em 1940, depois de exercer o sacerdócio no município de Ubajara-CE. Trinta anos depois, a Câmara Municipal de Camocim, através do vereador Joaquim Pereira de Brito, outorga-lhe o título de Cidadão Camocinense, mais precisamente no dia 19 de maio de 1970 (Ata da Sessão Ordinária em 19 de maio de 1970. Primeiro Período Legislativo, p.14v).

A entrega do título de cidadão camocinense ao Monsenhor Inácio Nogueira Magalhães foi muito prestigiada, segundo a  Ata da 11ª Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Camocim, que ocorreu em 20 de março de 1971( p.39 v).
 A comenda da Câmara Municipal ao nosso querido padre, ao nosso ver, se enquadra naquelas formalidades da sociedade civil, pois, um camocinense como Monsenhor Inácio é difícil de encontrar, por sua dedicação e apego à nossa gente. Que pelo menos, a data de sua morte seja lembrada hoje no local onde devotou todo seu esforço em conduzir o rebanho de Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário