segunda-feira, 14 de agosto de 2017

A NOSTALGIA FERROVIÁRIA DE CAMOCIM

Cartaz da Exposição "Ferrovia Cearense: 40 anos do último trem". Camocim-CE. 2017. Artista Plástico Eduardo Souza

Um misto de saudade e nostalgia marcou ontem, 13 de agosto de 2017,a Exposição Ferrovia Cearense. 40 anos do último trem, realizada na gare da Estação Ferroviária de Camocim, organizada pelo artista plástico camocinense, Eduardo Souza.
A saudade dos tempos dos trens que perfizeram quarenta anos de alguma forma foi superada com as telas do artista, com as réplicas da Maria Fumaça e das locomotivas, dos pregos, dormentes e trilhos, das fotos de época, dos banners contando a história da extinta ferrovia.
A nostalgia, no entanto, como forma de saudade idealizada, foi sentida como dor. Dor por sabermos que não teremos mais o trem chegando e partindo. Dor, porque este sentimento não pode ser superado por aqueles que viveram a experiência ferroviária, seja como protagonista em seu trabalho diário, seja como consumidor dos serviços proporcionados pela ferrovia.
Na oportunidade, estivemos, relançando o livro de nossa autoria Entre o porto e a estação, fruto de nossa tese de doutorado, que em seu primeiro capítulo, traz as reminiscências desse período saudoso, mas também nostálgico.


.



Nenhum comentário:

Postar um comentário