quinta-feira, 9 de março de 2017

OS VICENTINOS DE CAMOCIM E AS OBRAS SACERDOTAIS

Jornal "O Sacerdote". Sobral-CE. 01/05/1940, p.2.


A Sociedade São Vicente de Paula (SSVP) é conhecida tradicionalmente pela instituição da caridade e catequização aos mais pobres. Em Camocim não seria diferente e até já destacamos em postagens anteriores, inclusive dados sobre a sua fundação em nossas cidades.
Contudo, como uma entidade ligada à Igreja Católica, não poderia deixar de atuar em outras fronteiras de interesse da mesma. Deste modo, nas chamadas Obras de Vocações Sacerdotais vamos encontrar os vicentinos atuando na arrecadação de donativos em dinheiro no auxílio destas campanhas anuais promovidas pela instituição religiosa.
Neste sentido, observou-se um acréscimo das doações entre os anos de 1938 e 1940, como mostra o jornal "O Sacerdote", editado em Sobral, ressaltando o trabalho do então Padre Inácio Nogueira Magalhães, fruto de sua experiência trazida da Paróquia de Ubajara onde atuara anteriormente.
O pequeno trecho que ressalta a arrecadação de Camocim entre outros elogios, apregoa que os vicentinos são "os cavaleiros andantes da caridade" e o Pe. Inácio Nogueira Magalhães seria o pastor que iria espalhar "a centelha de entusiamo ardente" na Paróquia de Camocim.
Os números totais de 1940 somaram 970$500, enquanto em 1938 foram 645$000. Na Diocese de Sobral naquele ano, Camocim ficou na 10ª posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário