terça-feira, 28 de março de 2017

CAMOCIM NAS REVISTAS - ADMINISTRAÇÃO JOÃO DA SILVA RAMOS

Vistas de Camocim. 1941. Revista O Cruzeiro. . Rio de Janeiro, 29 de março de 1941, ed. 22, p.49.

Nos anos 1940, a Revista O Cruzeiro já era um projeto editorial consolidado dos Diários Associados, iniciado em 1928 e que permaneceria até 1975. De circulação nacional, era a revista semanal ilustrada  mais lida do país. Talvez por isso, ela fosse a mídia mais interessante na época para mostrar as realizações de uma administração municipal em âmbito nacional. Deste modo, foi esse o caminho que o então prefeito de Camocim, João da Silva Ramos encontrou para prestar contas de sua gestão. Mostrando algumas vistas e prédios da cidade, a reportagem diz: 

"O sr. João da Silva Ramos, que dirige com dynamismo o município de Camocim, já realizou as seguintes obras e melhoramentos: conservação das estradas carroçáveis de Camocim a Chaval, passando pelos districtos de Almas e Barroquinha, e de Camocim a Granja,  no que foi gasta a importância de réis 6:393$600; conclusão do prédio onde funcionam a Prefeitura Municipal, o Forum, o Grupo Escolar, uma dependencia para a Mesa de Rendas Estaduaes, tendo sido despendida a importância de réis 15:340$000.
No serviço de limpeza publica, a Prefeitura emprega annualmente a quantia de 6:000$000.
No anno passado, a Prefeitura adquiriu terreno e material para a construcção do mercado da villa de Barroquinha, devendo a construcção ser iniciada dentro em breve.
O municipio mantem actualmente 10 escolas, que estão localizadas nos logares onde mais se sentia a exigencia educacional. Além destas, o municipio subvenciona mais duas escolas mantidas pela Cruzada Nacional da Educação. 
O prefeito João da Silva Ramos tem demonstrado na sua administração um grande empenho em resolver os problemas capitaes de seu municipio.

Apesar do texto curto, algumas questões podem ser percebidas como o tamanho da máquina pública e os valores gastos em infraestrutura e o uso do atual prédio da Prefeitura e Câmara de Camocim como centro administrativo e escolar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário