terça-feira, 4 de outubro de 2016

VI SETEMBRO CAMOCIM - XIX. AS LEMBRANÇAS DO SR. CARLOS SALU

O Sr. Carlos Salu ultrapassou a barreira dos cem anos. Traz com ele não apenas o peso da idade, mas também a lucidez de quem já viveu e viu as mudanças através dos tempos. A matéria abaixo traz um pequeno perfil deste cidadão com as suas lembranças mais pertinentes.

by Maria de Fátima das Chagas
Aluna do Curso de História PARFOR/UVA/Camocim


 O Sr. Carlos Salu de Oliveira, nasceu numa sexta-feira e o calendário marcava 17/01/1908. Hoje ainda bastante lúcido, apresenta apenas sinais de deficiência auditiva, mas com uma visão de criança. Conhecido no lugar onde mora como Carlos Salu é uma pessoa simples, amigo e um velho conhecido da família. Morador na localidade de Tapuio dos Crespos, que fica a 39 km de Camocim, o Sr. Carlos Salu vive até com seus 108 anos de idade. Suas lembranças mais recorrentes são dos  períodos de seca, onde teve que deixar sua terra natal em busca de melhoria para sua família. Ao passar por esse período o mesmo voltou para seu lugar de origem. Ele relembra do Camocim do passado, com a presença da Maria Fumaça, onde o  trem era único meio de transporte da época, quando ainda não tinha o cais como tem hoje, e as ondas da praia iam até o Mercado Público.
Hoje no Tapuio tudo mudou. Temos escolas para todos e transportes à porta. Só ficou a lembrança do passado e vamos continuar vivendo o presente que parece um sonho.

Fonte oral: Carlos Salu de Oliveira, 108 anos.Tapuio dos Crespos. Camocim-CE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário