segunda-feira, 26 de setembro de 2016

VI SETEMBRO CAMOCIM- IX. O MINI MUSEU DA ROSINHA DOS BOLOS



A maioria das pessoas associam um museu como se fosse um local onde se guardam coisas velhas do passado. Mas,o que é museu? É uma instituição dedicada a buscar, conservar, estudar e expor objetos de interesse duradouro ou de valor artístico, histórico e que preserva memorias de pessoas ou lugar.Deste modo, a matéria abaixo apresenta um pouco do que temos no Mini-museu da Rosinha dos Bolos em Camocim-CE.

by Maria de Fátima Fontenele dos Santos
Aluna do Curso de História PARFOR/UVA/Camocim
Entrada do |Mini Museu Rosinha dos Bolos. 2016. Camocim-CE.
Foto: Maria de Fátima Fontenele dos Santos.

Em Camocim temos um museu que fica localizado no quintal da casa de Rosinha dos Bolos. O museu tem vários objetos que retrata a historia de Camocim. Lá podemos ver objetos que pertenceram ao antigo Cine João Veras. Dentre vários objetos encontramos uma cadeira e um livro que pertenceram ao Monsenhor Inácio Nogueira Magalhães que foi pároco da cidade por quase meio século.
Encontramos também algumas máquinas de costura que pertenceram aos escravos e uma variedade de objetos antigos que conta a história de um povo que tem motivo para sentir orgulho de ser camocinense.
Detalhe do interior do Mini Museu Rosinha dos Bolos.2016. Camocim-CE.
 Foto: Maria de Fátima Fontenele dos Santos.
Para nós um museu é de grande importância, para conhecermos mais sobre a historia de nossa cidade e de seus antepassados. Precisamos de algo que nos faça lembrar como era a origem de nossa bela cidade, por meio de objetos ou fotos. E Camocim tem grandes e belas histórias, que ainda não são conhecidas, mas não é por isso que devemos esquecê-las.
Através do poder público municipal projeta-se a criação de mais um museu em Camocim, com ênfase da cultura popular, onde as pessoas poderão conhecer a historia de sua cidade e de seus antepassados, pois a história não pode parar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário