sábado, 11 de junho de 2016

AS PRAÇAS DE CAMOCIM. PRAÇA JOSÉ XIMENES SOARES

Em 2002 eu frequentava o Lions Clube de Camocim e como diretor vogal fui incumbido de escrever algumas linhas sobre os agraciados da Festa dos Destaques daquele ano. Na categoria "Comércio", a comenda foi denominada de TROFÉU JOSÉ XIMENES SOARES. Todos sabem que em 1992 a Pracinha do Hospital, Praça do João Ramos ou, para os mais antigos o PARQUE INFANTIL foi oficialmente denominada de Praça JOSÉ XIMENES SOARES. Amanhã, 12/06/2016 a referida praça será reinaugurada. Remexendo em nosso baú, encontre o que escrevi sobre o Seu Zequinha Ximenes para aquela festa leonística:


LIONS CLUBE DE CAMOCIM –
FESTA DOS DESTAQUES DE 2002
CATEGORIA- COMÉRCIO
TROFÉU JOSÉ XIMENES SOARES. BIOGRAFIA

José Ximenes Soares, o nosso conhecido “Zequinha Ximenes”, nasceu em Camocim a 31 de dezembro de 1924. Filho de Miguel Ximenes Soares e de Tereza Ximenes Soares foi um dos mais destacados comerciantes e filantropos de nossa cidade. Contribuindo para o desenvolvimento e melhoria das condições de vida de seus concidadãos menos afortunados.
Do seu casamento com Antonieta Trévia Soares, teve cinco filhos: Ginna (companheira leão) , Gilson, Gilvan, Gláucia e Gretchen. Seu primeiro emprego foi aos 12 anos como balconista auxiliar da firma F. Ricardo (Casa Iracema), ainda menor abriu sua primeira loja comercial.
Sempre foi líder de destaque dentro do comércio camocinense, sendo Presidente da associação Comercial e fundador do Clube de Dirigentes Lojistas de Camocim, sendo seu presidente e participando de várias diretorias desta entidade. Foi secretário da Associação dos Retalhistas, recebendo em 1987 a comenda “Canoa de Honra” daquele ano.
Entre outras atividades foi ex-presidente do Conselho Comunitário de Camocim, do Comercial Clube, Presidente e secretário da Liga Desportiva Camocinense. Na Maçonaria, da qual foi participante ativo, sua passagem como presidente da Loja Maçônica Deus e Camocim nº 1, ficou marcada pela entrega de uma placa de bronze por sua participação atuante durante trinta anos na entidade.
“Zequinha Ximenes foi fundador e presidente em várias oportunidades do LIONS CLUBE de Camocim, diretor e presidente de divisão B-2 no AL 78/79, encabeçando várias campanhas em prol da comunidade, como o Festival do Chope e um Bingo de um Carro, cujas rendas foram revertidas para a construção da Escola CL Monsenhor Inácio Nogueira Magalhães, e outras promoções em prol da Igreja Matriz de Camocim, sendo, portanto, um referencial do leonismo na região.
Em 1991, quis o destino que “Zequinha Ximenes nos deixasse. Várias homenagens póstumas lhe foram prestadas, dentre elas o bloco de salas de aula e o Pavilhão deste clube em seu nome, assim como as salas na CDL e Maçonaria. Ainda em 1998, o Leo Clube de Camocim levou seu nome. Já em 2001, foi instituído o Troféu José Ximenes Soares, entregues a personalidades como o Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará, Sr, Gervásio Braga e ao Superintendente do SEBRAE-CE, Sr. Francisco Régis Dias Cavalcante.
Por tudo isso e muito mais é que o LIONS CLUBE de Camocim, por acasião do afastamento de 12 anos de “Zequinha Ximenes” do nosso convívio é que homenageamos o Destaque do Comércio 2002 em seu nome.

Prof. Carlos Augusto.
Diretor Vogal.

Foto: Praça José Ximenes Soares. Camocim-CE. 2016. Vando Arcanjo.

2 comentários:

  1. Olá meu amigo bom dia. Eu me chamo João Batista do Nascimento, filho de João Tibúrcio do Nascimento, in memorian, saí daqui muito jovem aos 17 anos e fui servir à Marinha do Brasil, por onde fiquei 30 anos, até passar para a reserva. Recentemente, cerca de 1 ano e 6 meses voltei em definitivo para a minha terra onde pretendo permanecer até os últimos dias de vida. Eu gosto muito de escrever e também tenho um blog: joaobnascimento55.blogspot.com onde publico meus causos. Nele também tenho meu livro editado. Fui empossado na ACCAL recentemente, dia 14/06/2016 e assumi a cadeira do Sr. Patrono Júlio Cícero Monteiro. Pesquisando algumas biografia descobri quase toda a sua vida mas me falta uma fotografia e a data do seu falecimento. Estou enviando essa mensagem, por saber do seu renome como historiador e ao mesmo tempo participar do seu blog. que por sinal fiquei maravilhado com tantas informações a respeito da nossa querida cidade Camocim. Desejo de antemão um grande abraço e que Deus o ilumine cada vez mais na sua jornada. Sou muito amigo de Inácio Santos, estudamos juntos do primário a oitava série, concluída no CEPA. Estamos sempre juntos e ele foi que me indicou para a ACCAL. Um abraço fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Caro Batista,
    Julio Cícero Monteiro ainda tem parentes morando em Camocim. Um neto dele bastante conhecido é o famoso mecânico conhecido como PQ hoje aposentado e são me falha a memória mora na rua Santos Dumont. A família deve ter alguma fotografia dele. Quanto à data do seu falecimento não sei, mas, uma ida ao cemitério ou talvez uma conversa com alguém da família você possa adquirir essa informação. tenho dele alguns escritos e noticias de jornal que pretendo um dia publicar, mas se achar o que voce está pedindo, publicarei antes.

    ResponderExcluir