domingo, 3 de abril de 2016

ABRIL PINTO MARTINS II - A MONTAGEM DO AVIÃO

Montagem do avião Sampaio Correia I. 1922. Fonte: Revista da Semana/RJ. 1923, nº 09, p.21.

Sem dúvida, as primeiras décadas do século XX foi a era dos "raids" aéreos. Com a intenção de marcar o centenário de nossa independência, Euclydes Pinto Martins e Walter Hinton projetaram "singrar" o Oceano Atlântico e unir as três Américas num voo que ligaria New-York ao Rio de Janeiro. Para isso se isolaram da agitada cidade americana para traçarem os planos. Mas do que uma aventura, como era de costume nos raids daquela época, a dupla ambicionava algo maior: a possibilidade de inaugurar uma rota comercial entre as duas cidades. Neste voo trouxeram até uma documentação diplomática entre os dois países no sentido de realizarem uma primeira experiência postal. 
Antes mesmo da partida, em 17 de agosto de 1922, a curiosidade jornalística já identificara os planos de Hinton e Pinto Martins, tanto que um dos patrocinadores da viagem foi o jornal novaiorquino New York World.
Na postagem de hoje, mostramos os dois aviadores na casa de Walter Hinton e os preparativos da montagem do avião Sampaio Correia I (SC I). No detalhe, Pinto Martins é fotografado na escada. (foto acima). Na foto abaixo, verifica-se a montagem do motor do referido hidroavião (SC I) que não chegaria ao Brasil devido a avarias no percurso, que mostraremos nas próximas postagens.





Fonte: Revista da Semana. 1923, nº 9, p,21.
  





Nenhum comentário:

Postar um comentário