sábado, 17 de março de 2012

A CHEGADA DAS IRMÃS CAPUCHINHAS EM CAMOCIM

Fachada do Instituto São José. Fonte: camocimonline.
Próxima segunda-feira, 19 de março de 2012 completa 62 anos de atuação do Instituto São José em Camocim, marcados pela devoção ao ensino, primeiramente das jovens camocinenses no longínquo ano de 1950, depois, tornando-se um colégio para jovens de ambos os sexos. A postagem de hoje é no sentido de captar o momento da chegada das Irmãs Capuchinas no ano de 1954, que a partir daquela data assumiriam o educandário,segundo o Livro de Tombo da Paróquia de Bom Jesus dos Navegantes - 1931-1961, pág. 153v:

"A chegada das Irmãs Capuchinhas voando por um avião da Real, chegaram a esta cidade as Revmas. Irmãs Capuchinhas, no dia 23 de janeiro, as quais vieram dirigir o Patronato São José desta florescente cidade litoranea e que constituirá o maior anseio dos camocinenses.
Em numero de cinco, inclusive a Madre Josefa Maria de Aquiraz, Superiora Geral da Congregação das referidas irmãs, aquellas religiosas tanto chegaram a Camocim iniciaram as atividades de seu mister de tal modo que em março vindouro iniciar-se-ão as aulas do curso primário daquele novo educandário que tantos beneficios irá espalçhar por todo o Municipio e adjacencias.
Não só os camocinenses residentes em Fortaleza amigos de Camocim, digo como fortelezenses amigos de Camocim contribuíram com valiosos donativos cooperando assim para aquela obra de indiscutivel valor.
Pedimos ao bom Deus que abençoe as Revmas. Terceiras Capuchinhas na sua meritória obra".

Em tempo: O nome das irmãs desta primeira fraternidade eram: Irmãs Ermelinda Maria, Irmã Mariana Maria, Irmã Stella Maria, Irmã Antonina Maria, Irmã Filomena Maria, Irmã Silvana Maria e Irmã Matilde Maria.

Em tempo 2: Nos anos 1950 tínhamos voos regulares da Empresa Real.

Fonte: Para o nome das irmãs: http://isjpazebem.blogspot.com.br/2009/12/sintese-historica-do-instituto-sao-jose.html

3 comentários:

  1. O Instituto São José com o brilhante trabalho desenvolvido pelas Irmãs Capuchinhas é um marco na educação da família camocinense. Tenho orgulho de ter estudado neste maravilhoso colégio. Parabéns pelos 62 anos de dedicação! Que Deus abençoe! Charles Nunes de Melo.

    ResponderExcluir
  2. Pelas condições economicas de meu pai, nenhum dos 8 irmãos teve esse privilégio, mas, sem dúvida, essa é uma instituição que muito contribuiu e contribui para a educação dos camocinenses. Pude atestar isso, quando fui professor do ISJ durante três ou quatro anos...

    Prof. Carlos Augusto

    ResponderExcluir
  3. atualmente moro no rj estudei o primeiro ano primario na decada d 70 colegio pelo qual jamais esquecerei

    ResponderExcluir