sexta-feira, 16 de setembro de 2011

SC 12 -O ASSOCIATIVISMO RURAL EM CAMOCIM

Começo dos anos 1970. Minha família, récem chegada em Camocim vai morar na Rua Riachuelo. A referência maior era para se chegar à casa é que ficava defronte da "Sede". A "Sede", no entanto, era um casarão deteriorado, onde meninos durante o dia, ou quem sabe homens, durante à noite, faziam suas peripécias. Seu quintal com algumas fruteiras iniciava um caminho que encurtava a distância para quem queria sair da Riachuelo e chegar na Rua Paissandu, próximo ao Ponto Róseo. Estas são apenas lembranças para compor o cenário de que iremos falar hoje: o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camocim, cuja origem remonta ao final dos anos 1920 com a instalação em Camocim do BOC - Bloco Operário e Camponês, origem do núcleo do PCB no município, passando pela composição de uma efetiva Liga Camponesa nos anos 1940. No período associativista das categorias de classe, (1940-60) os trabalhadores rurais camocinenses fundaram a Sociedade dos Pequenos Agricultores do Município de Camocim em 1946, com a presença de alguns comunistas e simpatizantes em sua primeira diretoria.Na postagem, transcrevemos o registro da associação em 1953, com alguns objetivos da entidade e sua primeira diretoria.

SOCIEDADE DOS PEQUENOS AGRICULTORES DO MUNICIPIO DE CAMOCIM - PROTOCOLO Nº 139, 28 DE ABRIL DE 1953.

Capítulo 1 - Dos fins da sociedade.
Art. 1º. A Sociedade dos Pequenos Agricultores do Municipio de Camocim, fundada no dia 14 de abril de 1946 e com sede nesta cidade, é uma sociedade de defesa e assistência aos pequenos agricultores, constituída por número ilimitado de sócios, tendo por programa básico os seguintes princípios:
I - Defesa e assitências aos agricultores.
II - Pecúlio à família de todoassociado falecido no gôso dos seus direiros sociais.
Art. 2º. Para execução do seu programa de ação a "Sociedade dos Pequenos Agricultores!. envidará todos os seus esforços no sentido de:
a) Agremiar todos os agricultores par unidos em um só corpo, tornarems-e dignos, fortes e respeitados na defesa de seus direitos; (...)
c) Trabalhar pela consecução do regime de 8 horas de trabalho;
d) Proppugnar pela distribuição de terras devolutas do estado aos pequenos agricultores, pela aquisição de terras par planatar, por preços acessíveis; pelo crédito barato e a longo prazo e pelo livre comércio para seus produtos;
e) Pleitear junto aos poderes públicos pela distribuição gratuita de sementes, ferramentas, inseticidas, etc;
f) Instruir os seus associados a fim de que obtenham os benefícios que lhes são assegurados pela legislação: (...)
h) Lutar contra o analfabetismo; (...)
l) Lutar para que os associados venham gozar de um sitema de Previdência Social que de fato expresse o mínimo de suas aspirações. (...)
Diretoria
Francisco das Chagas Teixeira - Presidente
Angelo Pereira de Brito - Vice - Presidente
Joaquim Rocha Veras - 1º Secretário
Severiano Sabino da Silva - 2º Secretário
Sebastião da Silva Brito - 1º Tesoureiro
José Felipe Sobrinho - 2º Tesoureiro
Izídio Ribeiro de Sousa - 3º Tesoureiro
Diretores:
Raimundo Nonato da Silva
Francisco Felipe Rodrigues
Antono Bento da Rocha
Olegário Rodrigues Aguiar
Antonio Rodrigues da Costa 

Mais de meio século depois, as aspirações e as bandeiras de luta do homem do campo, parecem ser as mesmas, em outros contextos e com outros personagens.

Fonte: Cartório André. Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Ano: 1953. Nº de Ordem: 05. 28 de abril de 1953.
Foto: zipix.com.br

Um comentário:

  1. Gostaria de saber mais informações sobre este Olegário Rodrigues de Aguiar. Grato.

    ResponderExcluir