sexta-feira, 2 de setembro de 2011

SC 1 - A CRIAÇÃO DA PARÓQUIA DE CAMOCIM



Apesar de administrativamente termos nos desligado do Municipio de Granja em 1879, no plano religioso, somente 25 anos depois é que foi criada a Paróquia de Camocim em 1904. Mesmo assim, a  instituição católica ainda esteve anexada à de Granja até janeiro de 1906, quando a Portaria de 25 de janeiro a desanexou definitivamente. Para dirigir os destinos da paróquia camocinense foi designado o Pe. José Augusto da Silva. Acompanhemos as primeiras impressões do então padre ao chegar em Camocim:

"Somente aos 6 de fevereiro o mesmo anno me foi possível chegar a esta cidade de Camocim sendo muito bem recebido pelo povo. Apossei-me porém da Parochia no dia 10 de fevereiro por ser Domingo, lendo a provisão e portaria de nomeação por occasião da missa conventual"
Pe. J. Augusto da Silva.

Para quem gosta de datas, ei-las aí, transcritas do 1º Livro de Tombo da Paróquia de Bom Jesus dos Navegantes. 1904-1930. 

Foto: Arquivo do blog.

Um comentário:

  1. Olá meu amigo...gostaria muito de saber da biografia do Monsenhor José Augusto da Silva. Estou fazendo uma atualização na Academia Camocinense de Ciências Artes e Letras - ACCAL com as biografias dos patronos. Estou encontrando dificuldades pois os dados são muito raros. Já consegui 21 biografia dos 40 patronos e o Monsenhor é um dos que está faltando. Um abraço.

    ResponderExcluir