sexta-feira, 10 de junho de 2011

ESCRITORES DE CAMOCIM - FROTA AGUIAR

Ele é nome de rua no Rio de Janeiro na Vila Valqueire. Na área da segurança pública foi delegado de polícia da "Cidade Maravilhosa". Parlamentar, foi o primeiro Presidente de uma CPI no Brasil, a que investigava a participação do Governo Vargas no caso dos empréstimos generosos ao jornal "Última Hora". Anésio Frota Aguiar nasceu em Camocim em 7/8/1901 e faleceu no Rio de Janeiro em 30/11/1996. Advogado, político e escritor em suas memórias, fala de uma "Camocim enamorada do sol". Trabalhou na E. F. Central do Brasil. Presidente do Instituto de Previdência do Estado do Rio de Janeiro. Foi vereador e deputado federal (de 1952 a 1960) pelo Distrito Federal (Rio de Janeiro). Deputado estadual pelo Estado da Guanabara. Escreveu vários livros, com destaque para "O ültimo Canto do Cisne", publicado em 1993. É mais um camocinense esquecido em seu torrão natal. O motivo da postagem é para inaugurar uma nova seção no blog, de textos antigos e recentes de escritores camocinenses que eternizaram o lugar através da escrita. Futuramente estaremos divulgando estes textos, principalmente aos domingos, dia propício para as lembranças de quem, por um motivo ou outro, está longe da terra que os viu nascer.

Foto: Frota Aguiar discursando na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, em homenagem ao Dia do Policial. Fonte: Contracapa do Livro "Os Bravos Anônimos" de autoria de Frota Aguiar.

3 comentários:

  1. Prof.Carlos
    Nao sabia que o tio Anezio tinha nascido em Camocim pois achava que o mesmo seria filho de Carire ou Massape.
    No passado proximo teve uma novela se nao me falha a memoria passava no SBT a Cananga do Japao onde na mesma tinha um personagem que o representava,Ele foi que iniciou o jogo de peteca nas areias de Copacabana.
    Stelio Junior

    ResponderExcluir
  2. Essa aí eu não sabia, Stelio, mas, breve estarei publicando os textos deles sobre Camocim, onde ele diz que nasceu aqui, foi para Massapê e voltou para trabalhar no comercio local. Aguarde!!!
    Carlos

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou neto do Anésio Frota Aguiar e gostaria de ver mais coisas dele que o senhor porventura tiver. Obrigado, Felipe

    ResponderExcluir